Recuperação judicial prevê diferentes mecanismos de proteção
- Silva Contábil
- 18 de abr. de 2023
- 2 min de leitura
Edição Abril 2023 - Maio 2023
Os grandes casos de recuperação judicial envolvendo os maiores grupos econômicos do País demonstram que negócios de todos os segmentos e portes podem, eventualmente, enfrentar dificuldades financeiras.
À exceção dos casos de fraude, que exigem investigação e processos compatíveis com a situação, qualquer empresa está sujeita a vivenciar períodos de turbulência, mas o importante é saber que esses períodos complexos podem ser superados com medidas adequadas, como prevê o instrumento da recuperação judicial.
Enxergar esse contexto é fundamental para que o empresário brasileiro compreenda que os desafios existem e é preciso encará-los com racionalidade e transparência. O caminho da recuperação exige ajustes rígidos; por outro lado, é uma forma de corrigir os rumos do negócio e evitar o fracasso do empreendimento.
Na reportagem você vai descobrir as alternativas que podem ser adotadas antes mesmo de propor uma recuperação judicial. Em muitos casos, a pequena empresa depende apenas de um melhor alinhamento junto aos credores para adequar o ciclo financeiro da organização.
O planejamento patrimonial é outro tema importante que você encontrará na revista. Esse assunto está cada vez mais presente na agenda dos empresários e ganhou muita relevância a partir da pandemia da Covid-19. O tema é relevante por favorecer a previsibilidade e a organização do empresário.
E mais:
Cenofisco Orienta:
IR – Pensões judiciais dedutíveis
IR – Permuta de dívida por serviços
MEI – Nome empresarial
SST – GRO - Definição
Gestão de Pessoas:
Empresas devem combater assédio regularmente
Integração entre gerações enriquece o ambiente de trabalho
Gestão:
Planejamento do patrimônio reduz custos e conflitos
De Olho nos Tribunais:
DIFAL - ICMS INSS sobre o terço constitucional de férias
Datas e Dados:
Obrigações de Abril'23/Maio'23
Confira isto e muito mais em nossa nova edição do Contas em Revista: